7.7.08

Pós FLIP



Fiz uma descoberta nessa FLIP: Cees Nooteboom, o autor holandês de 75 anos. Me desculpem os que já o conhecia, mas depois que assisti a mesa dele com Vallejo fiquei fã!

Fiquei fã da pessoa e (ainda) não do autor, pois não o li. Simpático, inteligente, com um humor afiadíssimo, sabe conversar, enfim, gente de verdade. Não sei explicar muito bem, mas ele é daqueles que quando a gente bate o olho percebe que poderia ser nosso amigo.

Me lembro no início da FLIP, quando, na sala de imprensa, os jornalistas estavam lendo juntos a programação do evento e passaram pela mesa do Cees e do Vallejo eles não deram importância ao Cees e destacaram apenas o Vallejo, sendo o Cees apenas um coadjuvante. E ainda brincaram, o chamando de Notebook.

Brincadeiras à parte, tenho certeza que Cees surpreendeu a todos. Depois do bate papo, uma jornalista do meu lado comentou: "Queria que o Nooteboom me adotasse!". Quem esperava um coadjuvante se deparou com um senhor protagonista. E o esporrento (não consigo achar outro adjetivo) Fernando Vallejo não passou, esse sim, de um mero coadjuvante.