8.7.08

Por mérito próprio


Me lembro, com uns 10 ou 11 anos, aterrorizado com a idéia de ir para o exército. Perguntei para a vó Mel como quem não quer nada, quanto tempo a pessoa ficava lá. Ela disse que era de um ano para cima. Fiquei mais aterrorizado ainda. "Um ano no exército?!", e olha que naquela época eu ainda não tinha cabelo grande...

Os 18 anos chegaram como um tiro, foram questões de segundos e quando me dei conta eu estava no dia anterior ao dia de ir me apresentar no exército em Triagem, bairro do subúrbio do Rio. Estava apavorado, pedi para a ortopedista um atestado de que tenho problema na coluna e meu pé é extremamente plano, para levar caso precisasse. Minha mãe ligou para um amigo que é da Reserva para tentar me livrar.

Quando esse amigo viu a minha foto falou logo: "Diz para o Lucas que vão sacanear ele lá no exército por causa do cabelo, mas é para ele não responder, não 'desafiar' ninguém, ficar pianinho." Recado dado. Estava ciente disso, já saí de casa com a cabeça baixa e com a boca fechada (e ouvidos também).

É bem fácil chegar lá, de metrô leva-se 20 minutos. Não tem erro. Acordei 4h30, saí de casa 5h30, cheguei lá 6h. Tudo escuro, um frio danado e logo na entrada do quartel uma fila enorme. Entreguei o papel, me colocaram na fila e saíamos andando todos juntos para dentro do quartel.

O major, ou qualquer que seja o nome do posto na hierarquia militar (que não entendo nada), nos deu boas vindas, disse que seríamos tratados como cidadãos, seríamos respeitados e que em troca, pediam respeito também. Afirmou que aquilo é o sonho de muitos e o pesadelos de outros e entrou numa salinha.

Aí que começa a desgraça. Desde 6h30 até 8h30 todos ficamos embaixo de uma marquise enorme em pé sem poder nos encostar na parede nem sentar. Às 8h30 eles começaram a chamar as pessoas pelo nome. O meu, valeu Murphy!, foi um dos últimos a ser chamado, ou seja, só saí da marquise às 9h30. Três horas em pé, sem poder sentar ou apoiar; minha coluna já estava indo na lua.

Às 9h30 chamaram meu nome, fui para outra fila, fiquei mais 20 minutos esperando (em pé, claro). Depois fomos para os exames. A primeira coisa é um exame de vista rapidinho. Nesse hora um cara do exército gritou: "Coloca o cabeludo no PQD." PQD é paraquedismo. Gelei! "Caraca, ferrou, vou ter que servir! Não tem mais jeito, tchau fotografia, tchau faculdade, tchau blogs e Internet".

Passei pelo exame de vista crente que ia encontrar com um militar e ele ia dizer "bem vindo!" com meu papel na mão escrito PQD. Mas, ainda bem, a história foi diferente. Depois do exame de vista, entra-se numa cabine e fica-se de cueca. Um médico analisa, faz aquelas perguntas básicas "você já operou? alguma cirurgia? tem alguma doença tipo asma? quebrou alguma parte do corpo?" e depois dá o veredicto.

Quando eu estava tirando a roupa o médico apareceu e perguntou:

-- Você quer servir?
-- Não!, disse eu um pouco angustiado.
-- Ok, vou te liberar porque você está um pouco acima do peso.
Não acreditei. Será que foi só isso? Menos de 2 minutos? Ele continuou:
-- Pega seu papel e fica esperando o certificado lá fora.

E era isso mesmo. Não precisei fazer nada, falar de pé chato ou problema na coluna, saí por mérito próprio: meu peso!!! Acho que pela primeira vez na vida fiquei feliz por estar acima do peso! Na realidade isso foi uma justificativa para o excesso de contingente que, de fato, existe. Muitos que queriam servir (fiquei impressionado com isso, várias pessoas queriam servir pensando num futuro melhor - para si) acabaram não conseguindo servir e todos que não queriam não serviram.

Às 10h já estava liberado dos exames e fiquei esperando (de novo, em pé) até 11h pelo certificado de que fui liberado. Ninguém sacaneou, a maioria foi educada e prestativa. Não foi o sonho que o major disse, nem o pesadelo que eu imaginava, foi apenas a realidade que me pareceu tão surreal quanto... ser liberado do exército por estar acima do peso!