22.6.07

Peregrinação ao sagrado passaporte



Fui tirar o passaporte ontem. Cheguei no Rio Sul às 7h50 da manhã e fiquei plantado naquele túnel atrás do shopping, onde tem a ladeira de acesso ao estacionamento VIP e onde tem a entrada pro quarto piso do shopping.

Foi nesse túnel que eu esperei de 7h50 até 10h. O que fazer durante 2 horas e 10 minutos? Ouvi música, li um livro e fiquei conversando com as outras pessoas da fila. É engraçado que cada um vai contando sua vida e parecemos amigos.

O túnel tem um cheiro de gordura terrível (nele ficam os exaustores dos restaurantes do shopping) que misturado com o cheio de combustível queimado dos carros fica ainda pior. Para sentar era muito ruim pois é uma ladeira e ficamos tortos quando sentamos no chão (sim, no chão, pois não têm bancos).

Para distrair eu fiquei contando quantas pessoas tinham na fila. O esquema é o seguinte: as senhas são distribuídas às 10h e o atendimento começa às 10h30 mais ou menos. Simples? Não! Com essa deliciosa greve da Polícia Federal que atrasou a vida de todo mundo e com as férias de julho chegando, a fila para pegar a senha fica enorme e as pessoas começam a chegar às 7h da manhã pra ficar na fila pra pegar a senha. São 60 senhas para pessoas até 65 anos e 20 senhas para pessoas acima de 65 anos, gestantes e pessoas com crianças de colo (pensamos eu montar uma barraquinha alugando crianças de colo para a fila do passaporte).

Como disse, eu cheguei 7h50 e era, aproximadamente, o número 45. Quando deu 10h fomos todos em fila indiana, um atrás do outro, para o G3. Todo mundo subindo a escada rolante. No G3 fizemos a mesma fila que estava lá embaixo de novo. Nessa fila iam passando duas pessoas da Polícia Federal checando nossos documentos (que não são poucos!) e nos entregando as senhas. Se você estivesse com algum documento errado ou faltando alguma coisa você : ou voltava pra casa ou faria alguma coisa pra conseguir o documento até ser atendido.

Como eu era o número 45, a moça da PF me disse que eu deveria ser atendido às 11h30. Eram 10h30. Eu tinha uma hora pra tomar o café da manhã, tirar duas fotos 5x7 datadas que eu tinha deixado pra fazer no shopping e eu ainda tinha que xerocar minha identidade. Deu 11h30 e eu subi de novo pro G3. Fiquei esperando me chamarem até 12h. Fui atendido 12h15 e saí do shopping 12h30m.

Meu passaporte ficará pronto no dia 18 de julho. Tenho que voltar lá pra buscá-lo entre 13h e 16h. Mas eu logo perguntei: tem fila pra retirar o passaporte? A moça disse que não, graças a Deus!