23.6.07

O choro serjanejo



Eu não queria assistir o programa da Globo "Por toda a minha vida" que passou ontem. É um programa em homenagem a algum cantor ou cantora que já faleceu. Já teve da Elis Regina e ontem teve do Leandro, da dupla Leandro e Leonardo.

Pois bem, estava eu no computador na sexta de noite e a TV ligada passando o programa. Fiquei com um olho no PC e outro na TV. O programa foi bem apresentado pela Fernanda Lima e contando a história da dupla.

Não gosto de música sertaneja, mas tenho que concordar que essas duplas são todas de família humilde e a batalha pra chegar onde chegarem foi incrível. Então desliguei o PC e fui ver o programa.

Foi ótimo. Não conhecia a história da dupla e não sabia muito bem como tinha sido a morte do Leandro, e ouvir os relatos de gente bem próxima como o irmão Leonardo, a mãe, o pai e a outra irmã foi muito interessante.

O programa foi lindo até mostrar o auge dos dois. Mas quando começou a mostrar a doença do Leandro foi me massacrando tanto e tanto que eu queria mudar de canal. Não mudei pois queria ver como terminaria a história. O Leonardo contando da amizade com o Leandro foi uma coisa linda: "eu preferiria estar com ele na roça colhendo tomate como antes do que estar aqui sem ele e rico."

Desabou no choro. Aliás, desabamos. E parecíamos duas crianças. É muito triste quando alguém do bem vai embora e deixa tudo isso pra trás. Leandro pediu pro Leonardo não cancelar nenhum show e continuar cantando até ele morrer, sozinho. E assim o Leonardo faz até hoje, quase 10 anos depois da morte do Leandro.

O programa terminou tarde, eu já não tinha mais lágrimas para chorar mas assim mesmo chorei muito mais na última cena do programa. Depois de cinco dias da morte do Leandro, Leonardo tinha um show com Zezé di Camargo e Luciano e a outra dupla Xitãozinho e Xororó. As duas duplas já estavam no palco quando entrou Leonardo cantando: "por isso uma força / me leva a cantar / por isso uma força estranha / por isso é que eu canto / não posso parar" e Leonardo parou. A voz que não saiu deu lugar às lágrimas.

Os amigos continuaram a música. Desliguei a TV. Fui dormir chorando com Leonardo.