30.5.05

Desabafo

Escrevi isso há algum tempinho. Mas sem querer achei isso no PC e resolvi colocar no Blog pois ainda está muito verdadeiro e atual. Essa carta deu o que falar na coluna do Ancelmo, com até Sargento ligando e esclarecendo. Depois saiu uma matéria na Revista do Globo, com uma entrevista minha.
Senti orgulho por ter, naquele momento, exercido minha cidadania, apesar dos 14 anos e mais ainda por ter conseguido chamar a atenção das autoridades/imprensa.

Desculpem-me algum erro de português, mas na época fiz questão de que ninguém revisasse.


Olá, meu nome é Lucas Landau França e tenho 14 anos. Sou estudante do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, e sou morador de Laranjeiras. Estou cursando a 7ª série do ensino fundamental. Vou a pé para o colégio a 2 anos e nunca tinha sido assaltado, nenhuma tentativa sequer!
Em menos de 1 semana, sofri 2 tentativas de assalto. No mesmo lugar e pelo mesmo assaltante! O que acontece é que na hora que junta a entrada e a saída do colégio, 13:00, a porta do colégio fica movimentada e é um belo atrativo para assaltantes! Há duas semanas, quando meu irmão de 10 anos estava voltando para casa com a empregada, foi ameaçado por um moleque de rua que veio em direção a ele. Assustados eles entraram em um outro colégio e esperaram o moleque ir embora para voltarem para casa.
Na 6ª feira passada (dia 27/08/2004) quando estava indo com meu irmão para nosso colégio e estávamos esperando o sinal do lado da rua Pires de Almeida, em Laranjeiras, um moleque de rua nos afrontou dizendo que ele estava com uma faca e era para eu passar tudo que eu tinha. O moleque era menor que eu, devia ter 1m60cm mas ou menos, e estava mais nervoso do que eu, suando e não parava de mexer com as mãos. Eu passei uma conversa nele dizendo que estava sem dinheiro. Na verdade isso foi só uma enrolação para o sinal abrir e eu e meu irmão saírmos na frente dele e tentar dispistá-lo. Só que ele passou no meio dos carros e nos parou novamente, mais na frente. Ele, mais nervoso que eu, em uma tentativa frustrada, perguntou as horas. Por saber que naquela área tem tido assaltos, eu não estava com meu relógio no pulso e falei que estava sem relógio. Ele, novamente tentou, pedindo assim, uma caneta. Eu falei que não tinha e ele não acreditou pois eu estava com uma mochila nas costas, e falou " Claro que você tem, você está com mochila!" . Eu respondi " Na mochila só tem roupa...". Ele sem saber o que fazer falou "Tá bom, então corre...!", e eu e meu irmão continuamos a andar normalmente sem olhar para trás. Quando eu estava na subida para meu colégio eu falei com as pessoas que estavam descendo para não passar por esse lado pois tinha um moleque assaltando. Umas meninas do meu colégio perguntaram o que ele falou e como ele era. Assim que eu dei as características do moleque elas falaram que tinham sido assaltadas pelo mesmo moleque, uma semana antes!
Até aí, eu engoli. Mas na noite de 3ª para 4ª, três amigos meus estavam voltando para casa juntos e três homens (deviam ter mas ou menos 17 anos) os assaltaram, levando tudo deles. E isso aconteceu logo depois que esses três caras tinham seguido dois amigos meus, mas eles saíram correndo e escaparam!
Na 4ª de manhã, sem saber disso, quando estava indo para meu colégio, no mesmo sinal o mesmo moleque tentou me assaltar novamente mas eu saí correndo e escapei de outra tentativa. Quando eu estava chegando no colégio eu encontrei uma amiga minha que estuda em um outro colégio perto do meu. Ela disse que tentaram assaltar ela 3ª de noite e que um amigo dela tinha sido assaltado uns 15 minutos antes.
Quando cheguei no colégio fiquei sabendo dos outros assaltos da noite. Indignado eu fui até a sala da coordenadora de disciplina e do chefe de segurança do colégio para falar para eles o ocorrido. Eles falaram que todas as pessoas que tinham sido assaltadas tinham que denunciar na 9ª Delegacia de Polícia, no Catete, assim a polícia tomaria providências quanto à isso.
Alguns meses antes disso tudo, os alunos do meu colégio fizeram uma manifestação na rua pedindo segurança.
Não está dando mais, as nossas mães e pais estão apavorados com essa onda de assaltos! Toda hora nós ouvimos histórias de assaltos na rua! A minha indignação é tanta que resolvi mandar esse e-mail para ver se alguém toma uma providência! Eu não entendo muito desses assuntos, mas acho que não custa nada botar um carro da polícia naquela área para fazer um pequena segurança! Nossas mães não estão mais deixando nós saírmos de casa para ir ao curso de inglês, à escolinha de esportes, ao cinema, ao shopping etc!
ALGUÉM TEM QUE TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA!!!! NÃO DÁ MAIS!!! VIOLÊNCIA TEM LIMITE!!!!!!!!!!!!!!
Fica aqui a minha indignação!
Obrigado,
LUCAS LANDAU FRANÇA 02-SET-2004