22.3.05

Brasileiro ferrado graças à um gringo!


* "Roubado" de Blogueira dos Enta


Fernado Henrique Ferreira, 48 anos, casado, possui um ateliê em Caxambu. Ele fabrica peças em papier maché e as vende ao exterior através da ong mãos de minas.


Em novembro de 2004, durante a décima quinta feira do artesanato em belo horizonte o senhor jan piet hartman, da holanda, importador de produtos brasileiros, como diz seu cartão de visitas, consegui o telefone de fernando na feira no estande do sebrae e o convocou a ir a belo horizonte no hotel boulevard.





Conheceu as peças do artista e encomendou 3.325 objetos variados como araras, tucanos , galinha d'angola, galinha porta ovos, elefante, hipopótamo, tartaruga, porquinho, prainhas ( são ambientações com bonecos pegando sol na praia) além de 1.500 peixes. Ficou combinado o preço total de 25.450 reais a ser pago da seguinte maneira: 25% no início de janeiro o restante contra entrega do material no início de março.

Fernando retornou para caxambu e contratou seis auxiliares diretos e 40 terceirizados para aprontar em tempo a encomenda. Investiu tudo o que tinha na compra de material e no pagamento dos trabalhadores.

No início de janeiro telefonou para a brasil trade sediada em são luiz do maranhão, solicitando que lhe enviasse o sinal. O sócio de jan piet hartman , marcelo gomes informou que jan havia se enganado e o sinal de 25% só chegaria em final de janeiro de 2005.



Fernando vendeu bens, carro, tv , freezer, para comprar mais material e entregar o pedido no prazo certo. no final de janeiro ele telefonou de novo para jan piet, com quem combinou a transação em belo horizonte. Foi informado de forma curta e grossa que ele, jan, havia feito uma transação de sapatos em franca, são paulo e gastara o dinheiro das encomendas. Ficariam para outra ocasião.


Devendo à praça, sem carro, com mais de 3.000 peças em seu estúdio, em processo falimentar está fernando.
Porque um gringo, acostumado a negociar com astesãos brasileiros lhe deu o calote.

As peças são estas quer vocês viram. Se alguém desejar pode encomendar pelo telefone 3341-2559 Código da cidade 35.



A campanha é: vamos salvar um brasileiro de terceiro mundo enganado por um holandês de primeiro.

Conta fernando, com as roupas manchadas de tinta: "era uma pessoa fina, bem trajada, parecia ser sério. Guardarei este cartão como triste lembrança, e mesmo no mato fico a ver navios, os que levariam minhas peças para o exterior."


Fernando já tem peças na europa vendidas através da ong mãos de minas.