9.9.09

Tecnologia aumenta espaço do design na arquitetura

O diagnóstico do designer Índio da Costa marcou a palestra de abertura da Semana de Arquitetura e Design.

Arquitetura e design caminham juntos e, por conta da tecnologia, o design vem ganhando mais espaço na arquitetura. Assim a fé no casamento entre beleza e funcionalidade foi renovada pelo designer Luiz Eduardo Índio da Costa, na palestra Arquitetura x Design – Evoluções, trocas e permutações, que abriu a 2ª Semana de Arquitetura e Design, nesta terça-feira, 8 de setembro. Com debates, oficinas e exposições, a iniciativa segue até sexta-feira, dia 11, nos pilotis da PUC-Rio.

Segundo Índio da Costa, a arquitetura e o design trabalham juntos: “Não conseguiria fazer um banheiro, por exemplo, sem um vaso ou uma torneira. Eles são fundamentais para a arquitetura”.

Para o designer, avanços tecnológicos aproximam arquitetura e design, derrubam fronteiras. Ele lembra que, embora no seu trabalho beleza também seja fundamental, os objetos devem ter uma “real função”. Ainda no exemplo do banheiro, “uma torneira pode ser linda e não ser útil ou difícil de usar, e isso é errado. O design deve conjugar beleza e funcionalidade”.

(leia a matéria no Portal da PUC)