
.

Hoje o dia começou cedo. Às 11h teve o desfile da Redley, no Armazém 6, no porto do Rio. O lugar é enorme e muito quente. Para fotografar foi terrível, pois tinham várias luzes diferentes e a câmera ficou maluca com tanta diferença de luz. Tive que ficar ajustando a câmera a cada foto. E o desfile não foi grande coisa.
Saí do Armazém e vim pra Marina da Glória na van da imprensa. Agora estamos aqui na sala de imprensa checando as fotos do desfile. O próximo será às 15h30, que é o Rio Moda Hype, do Fernando Molinari e Robert Guimarães. Ficaremos de molho até o início dos desfiles ou até os lounges começarem a funcionar. E precisamos almoçar também. Aqui tem o Cafeína, o Spoleto e um restaurantezinho estilo boteco da Marina. Grandes opções, hein?
Assim que a Patrícia chegou fomos pro backstage da Cantão. Elas iam gravar matéria lá dentro. Eu fui junto e pela primeira vez entrei no backstage. É diferente, as modelos já estavam prontas, com as roupas do desfile, mas estava ouvindo música, lendo, fotografando, etc. Logo em seguida elas se reuniram para receber a instrução da passarela. Quase na hora do desfile saímos correndo do backstage e fomos pra passarela assistir. No meu caso, fotografar.
Depois da Michele nós fomos em busca de pessoas diferentes, com um visual fora do normal (que é o que mais tem no Fashion Rio, vamos combinar). Eu encontrei duas figuras super diferentes! Eu não fotografei o casal, mas eram realmente muito diferentes. Vai aparecer na matéria, aí vocês vão entender do que eu tô falando. A Patrícia aproveitou que a Regina Martelli (consultora de moda da rede Globo) estava do nosso lado e a entrevistou.
O desfile estava marcado para 20h30 e começou 21h15. Quando terminou eu fui correndo pra sala de imprensa esvaziar o cartão da câmera e depois ia voltar pro desfile da TNG e me encontrar com a Bia e a Patrícia. Mas quando sai da sala de imprensa, aproximadamente 21h50, o salão Corcovado, onde aconteceu o desfile da TNG já tinha fechado. Detalhes: todo mundo contou com o tradicional atraso nos desfiles. Hoje o atraso estava em 45 minutos, mais ou menos. Como o desfile estava previsto para 21h30, todo mundo calculou chegar às 22h e foi o que eu fiz. Mas os portões já estava fechados porque o GNT entra no ar ao vivo às 22h para transmitir um desfile. Aí o desfile teve que começar na hora prevista. Aliás, na hora prevista não, mas atrasou apenas 20 minutos. Quem foi na sala de imprensa e voltou, como eu, não conseguiu entrar. Quem saiu do desfile da Drosófila e entrou logo na TNG conseguiu ficar. Pois é, acreditem ou não, teve muita gente da imprensa que não entrou pro desfile da TNG. A equipe da Record e RedeTV não entraram e vários fotógrafos e cinegrafistas também não entraram. Rolou em estresse básico, foi realmente um absurdo não deixarem a imprensa entrar. Resultado: quem precisava do material teve que pedir "emprestado" de algum outro fotógrafo ou cinegrafista. Um amigo que é cinegrafista e não conseguiu entrar no desfile teve que ir pra casa de um outro cinegrafista que tinha conseguido entrar para copiar o vídeo.

Acabamos de saber que no nosso vôo pro Rio vão entrar passageiros da Ocean Air que vinham de Florianópolis para o Rio. Ou seja, mais demora!