19.1.07

Voando no Fashion Rio



Eu estava no táxi indo pra Marina, quando o taxista pergunta:

- Você é modelo?
- Não!
- (continuei) Se foi uma pergunta séria muito obrigado pelo elogio. E se isso foi uma piada foi a mais engraçada do dia.
- Ah... (o taxista respondeu sem graça)

Ele falou sério, mas não entendi o que ele quis dizer com essa pergunta.

Chegando no Fashion Rio fui pro Ela. Essa é a hora boa, 18h30m/19h, quando o lounge está mais vazio e sem as socialites metidas. Vamos pensar. O que faz uma socialite? É a pessoa mais inútil do Fashion Rio. Não fotografa, não filma, não escreve matéria, não desfila, não coordena nada... Algumas nem tem tanto dinheiro como demonstram. São cheias da pose...

Como eu cheguei seis e meia, eu não vi o Rio Moda Hype, mas fiquei sabendo que foram 6 desfiles em um só. E também fiquei sabendo da manifestação contra pele de animais. Vou começar bem do começo. Tem uma bicha beeem louca que é famosa no Fashion Rio, ela sempre vai, uma figura - se der eu fotografo ela amanhã. Ela foi desfilar por uma marca no Moda Hype, pois ela fazia parte do manifesto.

Então lá foi ela desfilando toda toda, se achando a rainha e de repente chega o criador da roupa com a pele do animal e joga tinta vermelha na roupa. Claro que tudo isso foi combinado. Fez parte do manifesto.

Quando eu cheguei já estava quase terminando o desfile da Layana Thomaz. Também não assisti, lógico. Fiquei sabendo que a estilista, Layana, no fim do desfile entrou na passarela, como todos sempre entram, aos pulos de felicidade e agradecendo a todos por estarem assistindo ao desfile da grife dela. Foi uma atitude elogiada.

Durante o desfile da Tessuti eu fui pro Ela comer e beber alguma coisa. Encontrei a Ana (Branco) e ficamos de papo. Depois um outro fotógrafo entrou no papo e nos contou que a Naomi Campbell está no Rio para uma festa e durante essa festa ela bateu no fotógrafo Fred Pontes, que, segundo as últimas informações que acabam de chegar à redação (haha!), é o maior arranjador de brigas com os famosos. Está cheio de processos na justiça.

Mas voltando ao Fashion Rio, eu fiquei no Ela durante o desfile da Tessuti e quando acabou fui me encontrar com a Ju (Rónai). Depois de umas voltas ela foi pro desfile da Acquastudio e eu fui fotografar com a Ana.

Estava um pôr-do-sol lindo. Saímos juntos pelo evento para fotografar. A Ana está com uma câmera nova, meu sonho de consumo e enquanto ela foi no banheiro fiz umas fotinhas com a poderosa. E reparei que quando a gente pendura uma poderosa como aquela no pescoço as pessoas nos olham diferente, com mais respeito. Quando estou com a minha humilde Sonyzinha as pessoas me olham e acham que eu nem sou fotógrafo. Mas com a poderosa as pessoas me olham como se eu fosse um baita fotógrafo de uma agência internacional! :-)

Pouco tempo depois a Ana já estava sendo chamado no Ela. Eles sempre querem a Ana lá. Então fui circular um pouco mais. Fiz umas fotos do povo, da vista do lugar e encontrei uma amiga. Ela disse que tinha conseguido entrar num desfile no meio da muvuca sem credencial e perguntou se eu não queria tentar isso com ela no próximo desfile. Mas não quis, é muito arriscado e depois a gente fica marcado, né? Não é bom...

Nisso tudo já tinha passado o desfile da Juliana Jabour. Começou o desfile da Redley. O último e como sempre, os últimos são os mais badalados, muita confusão. Eu entrei na fila dos convites sem número, que são os convidados que não tem lugares marcados. O resto, para simplificar. Não é que duas velhinhas que estavam atrás de mim, entraram na minha frente e conseguiram entrar no desfile?! Essas velhinhas não são nada ingênuas como pensamos. Depois dessa eu desisti, dei meu convite pra outra pessoa e fui pro Ela.

Lá comi coisas ótimas, bebi coisas ótimas e bati papos ótimos. A Ju já tinha ido embora, não conseguiu convite pra Redley. E quando estava saindo do Ela encontro nada menos que Vanessa Ornellans e Bragança! Sim! VanOr estava lá no meio do agito!

Saí do Ela direto pra casa. Meu pé estava doendo - estou com uma pequena bolha no dedo do pé esquerdo - e minha coluna também. A mochila, não é muito pesada, mas incomoda. E quando fico muito tempo em pé, não sei porque, minha coluna dói. A gente sempre sai cansado mais satisfeito com o dia.

PS: vou postar algumas fotos.