18.1.07

Decolando no Fashion Rio



Hoje tive problema pra entrar no Fashion Rio. Eles não queriam me deixar entrar sem convite, sendo que ontem eu entrei sem convite mostrando apenas minha pulseira do Ela. Mas hoje eles encrencaram. Eu tinha convite, mas estava com a Ju (Rónai, a minha maninha já que sou sobrinho da Cora). E a Ju estava num desfile qualquer. Ou seja, eu tinha que esperar a Ju sair do desfile para pegar meu convite.

Eu estava com uma camisa de quase lã, quente demais, não queria ficar esperando a Ju. Então liguei pra Ana (Branco, fotógrafa do Globo) que tem credencial e pedi pra ela vir me pegar. Mas não deu certo. Eles pediam o meu convite. Eu explicava que estava com uma pessoa que estava no desfile mas não adiantava. Tive que esperar, que jeito tinha?

Isso porque na noite de terça, saindo com a Ju do Fashion Rio nós vimos umas pessoas saqueando um saco que estava lacrado cheio de convites e eu, politicamente correto, não quis pegar. Mas, hoje, no fim deu tudo certo, apesar do fato que eu estava cozinhando.

Cheguei e a Ju foi correndo pra ver o desfile da Eliza Conde (é, filha do ex-prefeito). Fui pro Ela. Precisava de um ar-condicionado e lá é tremendamente frio. Sentei e fiquei batendo papo com umas pessoas. Acabei não vendo nada do desfile da Conde. Vi agora umas fotos e achei algumas roupas interessantes.

Resolvi sair. Fui dar uma volta, aproveitar para fotografar durante o dia ainda. Encontro a Ju saindo da Conde e indo correndo pra Cantão. Eu estava com fome e fui pra "praça de alimentação" comer alguma coisa (os canapés do Ela são deliciosos, mas o Ela estava muito cheio). Ou seja, também não vi nada da Cantão, mas a Ju disse que gostou do desfile.

Em seguida me liga a Ju (agora a Jussara) dizendo que estava no Fashion Rio. Me encontrei com ela e fomos até o Salão Ipanema. Lá teve o desfile da Reserva (a Ju Rónai já estava lá dentro). Descobri que a Ju (ssara) tinha uma credencial da Contigo!, que é o objeto mais desejado de todo o evento, já que ele dá acesso livre a todos os desfiles e lounges. Mas não fomos no desfile da Reserva - que também não vi e não gostei do que vi na Internet - e fomos pro Ela.

Ficamos um pouco lá e já era hora do desfile da Sta Ephigênia. A Ju (ssara) tinha um convite, um só, e ela acabou me dando já que estava indo embora. O convite era D-20, fila D número 20. Um lugar ótimo, quarta fila, em cima da Glória Kalil (isso é sinal de que o lugar era bom).

Aí começa a pequena historinha do dia. Eu estava todo feliz com meu convite D-20 na mão, entrei no Salão Copacabana e fui procurar o D-20. Olhei e na área do meu D-20 não tinha uma cadeira vazia. Opa! Aí tem alguma coisa. Então fui examinar de perto o meu D-20. Não é que o irmão do Waly Salomão estava no meu lugar? Eu não lembro do nome dele, vou chamá-lo de Salomão ou figura, mas quando lembrar eu escrevo aqui. Ele é uma bicha gorda e afetada, que fala alto e gosta de chamar atenção.

O que eu ia fazer ali? Gritar com ele? Chamar alguém para tirá-lo? A situação era a seguinte: eu estava no meio da fileira D incomodando as pessoas, pois sou grande, com meu convite na mão escrito D-20 e a figura falando alto que não ia sair dali e com os pés bem em cima do número 20 colado no chão (no caso, o meu lugar):

- Daqui eu não saio. De jeito nenhum!
- Bom, mas aí é meu lugar: D-20.
- Ah, querido, daqui eu não vou sair não.
- Bom... (eu estava morrendo de vergonha)
- Você é carioca?
- Sou.
- Ah, então vai dar uma voltinha por aí e senta em outro lugar. (não entendi o que ser carioca tem a ver com isso, mas ok)
- Tudo bem.

Simplesmente andei mais algumas cadeiras pra cima e sentei na fila D, mas número 32. Pra mim não mudou nada, só sentei mais pro lado. Mas se pra ele faz diferença... Confesso que fiquei morrendo de raiva da figura. Me fez pagar o maior mico. Do jeito que ele falava alto parecia que todos ouviam. Só me restou enfiar a cara atrás da câmera e começar a fotografar o desfile.

O desfile, que aliás, foi a maior crueldade (não encontro outra palavra) com as modelos. Elas calçavam uma plataforma 10 vezes maior do que o normal. Eram verdadeiros tijolos amarrados aos pés das modelos. E para dificultar a vida das coitadas, eles ainda colocaram uma pontezinha no meio da passarela, onde a modelo tinha que subir e descer até chegar na ponta da passarela. E tudo isso com a megaplataforma no pé. Elas subiam e desciam bem devagar com a mão no corrimão. Teve uma que veio direitinho até na frente, mas deu um pequeno tropeço. Perceptível, mas perdoável.

Eu achei algumas roupas feias e impossíveis de usar. Enquanto outras eram bonitas e usáveis. No fim do desfile as modelos ficaram na ponte e paradas olhando pra platéia. O máximo para mim, pois deu para fazer closes ótimos.

O concorridíssimo desfile da TNG deixou o Salão Corcovado (acho que é o maior) lotado dentro e fora. Eu não tinha convite, mas fiquei com uma amiga do Globo na porta para ver se sobrava alguma coisa pra gente. Mas não deu em nada. Depois de um certo momento, quase para começar o desfile a organização fechou a roleta e encerrou a entrada do público. O problema é que tinha muita gente na fila, que já estava a mais de 40 na fila, com o convite na mão e não tinha entrado. O povo reclamou mas eles não liberaram ninguém.

Aí de repente desce uma chefa da organização e deixa três amigas, que estava na confusão, entrarem; para o delírio do povo que não tinha conseguido entrar. Foi um absurdo não deixarem os convidados entrarem, mas foi um absurdo maior a tal mulher liberar para três amigas. O pessoal disse que ia invadir e tudo! Foi um baita barraco! Aí no meio da confusão essa minha amiga do Globo soltou: "É realmente um absurdo! Isso vai ter nota no Globo, com certeza!".

Ela falou de brincadeira, mas falou séria. Saímos da confusão rindo da cara do segurança, que ao ouvir isso fez uma cara de ferrado. Foi um dia sem muitos desfiles, mas com muita diversão, muita foto legal e muito cansaço, para variar.