19.3.05

JB - 03.03.05

Insegurança virou rotina

Ser assaltada dentro de um carro com vidros com escuros fechados, no engarrafamento da Lagoa às 17 horas de sexta-feira, ser coberta de cacos de vidros, ameaçada com arma, ter todos seus documentos, objetos pessoais e bens roubados por dois motociclistas não é notícia. É rotina.
Notícia é o fato de que no trajeto do Parque do Cantagalo até a entrada no Túnel Rebouças parei em todas as cabines de polícia para pedir socorro e descobri que são apenas cenários. Não dispõe nem de policiais nem equipamentos. Do mesmo modo, os carros da PM que eventualmente ficavam estacionados na esquina da R Tabatinguera e Fonte da Saudade, não estavam lá.
Isto não é um episódio isolado: .Faço diariamente o mesmo trajeto e constato a inexistência de policiamento. Do mesmo modo, depois do assalto, já cruzei com os ladrões duas vezes, na mesma moto, "trabalhando livremente".
Isto demonstra a competência na gestão do nosso dinheiro público e o respeito aos cidadãos.
Pelo que me recordo, está escrito em nossa Carta Magna que "saúde, educação e segurança" é direito do povo é obrigação do estado. Comprovadamente não temos direito a nenhum dos três. Somos obrigados a pagar por planos de saúde e escolas particulares. O governo reconhece isto, se redimindo, ao nos permitir "abater" da nossa carga tributária esses "extras" .
Tristemente constatamos que todos os trabalhadores dessa cidade, de todas as classes sociais, estão sós, indefesos, desprotegidos e temos todos muita sorte: "ainda bem que não levamos um tiro!"
Do outro lado, marginais de todas as espécies estão plenamente protegidos por traficantes fortemente armados e "esquemas" que envolvem diversas esferas do poder público, soltos na rua por um judiciário lento e arcaico e seus "direitos" defendidos por organizações nacionais e internacionais que romantizam o crime e criminoso como um filme de última.
Como contribuição para melhorar nossa qualidade de vida neste belo cenário para uma cidade na verdade assustadora, faço três sugestões:
A primeira é prática e quase cínica: já que podemos deduzir dos super-impostos a "saúde" (ou seria melhor dizer a doença?) e a "educação", por que não uma Medida Provisória que nos permita "abater" gastos com segurança pessoal - blindagem, homens armados, rastreamento via satélite e outros? Seria apenas mais uma das inúmeras MP que entulham e paralisam a pauta do congresso.
A segunda é publicitária para "trabalhar a imagem" da cidade: Do mesmo modo que gastam milhões para alertar a população durante os três dias de Carnaval, que sexo sem camisinha é comportamento de risco, deveriam utilizar o dinheiro do nosso IPVA e pagar espaço publicitário na televisão alertando que "Se for mulher, não dirija! Se dirigir, não pegue engarrafamentos, isto pode colocar sua vida em risco!
A terceira é ética e simples. Nâo precisa nem perder muito tempo em conceituações teóricas, reuniões intermináveis, etc. Seria necessário apenas um Conselho de Ética em política. Como exemplo, o Conselho de Medicina que pode cassar o exercício profissional do médico caso seja comprovado "negligência", "imperícia" ou "imprudência".
Tenho a impressão que nossos governantes preenchem esses requisitos básicos ao lidar com segurança, saúde e educação da população desta cidade.
Ana Maria Zuccaro