27.10.08

Uma carta para Gabeira


Gabeira,

Tenho 18 anos. Voto pela segunda vez, minha primeira vez foi em 2006. Quando tirei meu título de eleitor, foi a maior felicidade. Não estava acreditando que eu já poderia votar, por incrível que pareça, eu estava ansioso para isso. Votei em 2006 no meio de uma maré de gente falando: "anule seu voto". Mas não eu queria anular, imagina só, o primeiro voto da minha vida.

O candidato que votei à presidência não foi eleito e confesso que para deputados e vereador não me lembro em quem votei. O fato é que dois anos se passaram, dois anos morando no Rio de Janeiro e vivendo na cidade administrada por Cesar Maia. Todo que eu queria no primeiro turno era tirar a Solange Amaral, Crivella e eleger você para prefeito. Ao passar o primeiro turno, meus dois primeiros desejos foram concretizados, mas uma campanha se iniciava para que meu terceiro desejo, esse sim o principal, se realizasse.

Nessas três semanas que dividiram o primeiro turno do segundo turno, fiz minha parte na sua campanha. Desfilei com adesivos, andei de verde, encaminhei e-mails, divulguei agenda de campanha e converti todo mundo com quem eu falava: da moça que trabalha aqui em casa aos meus amigos do colégio, passando por taxistas, porteiros, família, amigos e conhecidos. Na minha opinião, esse foi uma grande vitória de sua eleição, o boca-a-boca.

Fiz tudo isso por acreditar, veementemente, na sua campanha e no seu caráter. Essa foi uma eleição em que eu estava feliz de ir votar. Confiante, alegre, ansioso, com vontade de votar. Pensava comigo "que bom que tenho alguém para votar". Não escolhi o menos pior, escolhi o candidato que eu acreditava. "Vou votar no Gabeira!" e abria um sorriso no rosto. Isso foi muito bom de sentir.

Foi muito bom também, ver que no meu colégio jovens da minha idade ou mais novos do que eu, estavam sentindo o mesmo. Ver jovens interessados e crendo em uma política honesta. Ver jovens que liam todos os dias os jornais, que assistiam todos os dias os noticiários da TV, jovens que buscavam na Internet maiores informações sobre os candidatos e ver que nós jovens tínhamos uma posição sobre a política de nossa cidade. Foi muito bom ver jovens que são proibidos de votar por serem menores de 16, fazendo o boca-a-boca e interessados em uma eleição. Dessa vez, política não foi assunto de adulto. Dessa vez, política foi assunto nosso.

Quando acreditamos em alguma coisa, Gabeira, corremos atrás de nossos sonhos. Foi nisso que 1.640.970 de pessoas, tão confiantes ou não, buscaram ao votar em você. Um sonho de uma política limpa (em todos os sentidos), honesta, transparente, coerente e o sonho principal de uma nova forma de política com ética. O sonho ficou um pouquinho distante. Mas saiba que nós, 49,17% do Rio de Janeiro (concentrados não só aqui na Zona Sul, mas também na Zona Norte e no Centro) estamos com você sempre e acreditamos em você. Sonhos não morrem. E você, para mim, é o grande vencedor.

Um grande abraço, parabéns por tudo,

Lucas Landau França