30.5.05

Desabafo

Escrevi isso há algum tempinho. Mas sem querer achei isso no PC e resolvi colocar no Blog pois ainda está muito verdadeiro e atual. Essa carta deu o que falar na coluna do Ancelmo, com até Sargento ligando e esclarecendo. Depois saiu uma matéria na Revista do Globo, com uma entrevista minha.
Senti orgulho por ter, naquele momento, exercido minha cidadania, apesar dos 14 anos e mais ainda por ter conseguido chamar a atenção das autoridades/imprensa.

Desculpem-me algum erro de português, mas na época fiz questão de que ninguém revisasse.


Olá, meu nome é Lucas Landau França e tenho 14 anos. Sou estudante do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, e sou morador de Laranjeiras. Estou cursando a 7ª série do ensino fundamental. Vou a pé para o colégio a 2 anos e nunca tinha sido assaltado, nenhuma tentativa sequer!
Em menos de 1 semana, sofri 2 tentativas de assalto. No mesmo lugar e pelo mesmo assaltante! O que acontece é que na hora que junta a entrada e a saída do colégio, 13:00, a porta do colégio fica movimentada e é um belo atrativo para assaltantes! Há duas semanas, quando meu irmão de 10 anos estava voltando para casa com a empregada, foi ameaçado por um moleque de rua que veio em direção a ele. Assustados eles entraram em um outro colégio e esperaram o moleque ir embora para voltarem para casa.
Na 6ª feira passada (dia 27/08/2004) quando estava indo com meu irmão para nosso colégio e estávamos esperando o sinal do lado da rua Pires de Almeida, em Laranjeiras, um moleque de rua nos afrontou dizendo que ele estava com uma faca e era para eu passar tudo que eu tinha. O moleque era menor que eu, devia ter 1m60cm mas ou menos, e estava mais nervoso do que eu, suando e não parava de mexer com as mãos. Eu passei uma conversa nele dizendo que estava sem dinheiro. Na verdade isso foi só uma enrolação para o sinal abrir e eu e meu irmão saírmos na frente dele e tentar dispistá-lo. Só que ele passou no meio dos carros e nos parou novamente, mais na frente. Ele, mais nervoso que eu, em uma tentativa frustrada, perguntou as horas. Por saber que naquela área tem tido assaltos, eu não estava com meu relógio no pulso e falei que estava sem relógio. Ele, novamente tentou, pedindo assim, uma caneta. Eu falei que não tinha e ele não acreditou pois eu estava com uma mochila nas costas, e falou " Claro que você tem, você está com mochila!" . Eu respondi " Na mochila só tem roupa...". Ele sem saber o que fazer falou "Tá bom, então corre...!", e eu e meu irmão continuamos a andar normalmente sem olhar para trás. Quando eu estava na subida para meu colégio eu falei com as pessoas que estavam descendo para não passar por esse lado pois tinha um moleque assaltando. Umas meninas do meu colégio perguntaram o que ele falou e como ele era. Assim que eu dei as características do moleque elas falaram que tinham sido assaltadas pelo mesmo moleque, uma semana antes!
Até aí, eu engoli. Mas na noite de 3ª para 4ª, três amigos meus estavam voltando para casa juntos e três homens (deviam ter mas ou menos 17 anos) os assaltaram, levando tudo deles. E isso aconteceu logo depois que esses três caras tinham seguido dois amigos meus, mas eles saíram correndo e escaparam!
Na 4ª de manhã, sem saber disso, quando estava indo para meu colégio, no mesmo sinal o mesmo moleque tentou me assaltar novamente mas eu saí correndo e escapei de outra tentativa. Quando eu estava chegando no colégio eu encontrei uma amiga minha que estuda em um outro colégio perto do meu. Ela disse que tentaram assaltar ela 3ª de noite e que um amigo dela tinha sido assaltado uns 15 minutos antes.
Quando cheguei no colégio fiquei sabendo dos outros assaltos da noite. Indignado eu fui até a sala da coordenadora de disciplina e do chefe de segurança do colégio para falar para eles o ocorrido. Eles falaram que todas as pessoas que tinham sido assaltadas tinham que denunciar na 9ª Delegacia de Polícia, no Catete, assim a polícia tomaria providências quanto à isso.
Alguns meses antes disso tudo, os alunos do meu colégio fizeram uma manifestação na rua pedindo segurança.
Não está dando mais, as nossas mães e pais estão apavorados com essa onda de assaltos! Toda hora nós ouvimos histórias de assaltos na rua! A minha indignação é tanta que resolvi mandar esse e-mail para ver se alguém toma uma providência! Eu não entendo muito desses assuntos, mas acho que não custa nada botar um carro da polícia naquela área para fazer um pequena segurança! Nossas mães não estão mais deixando nós saírmos de casa para ir ao curso de inglês, à escolinha de esportes, ao cinema, ao shopping etc!
ALGUÉM TEM QUE TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA!!!! NÃO DÁ MAIS!!! VIOLÊNCIA TEM LIMITE!!!!!!!!!!!!!!
Fica aqui a minha indignação!
Obrigado,
LUCAS LANDAU FRANÇA 02-SET-2004

29.5.05

Sue, a vovó do sexo
Pois é, voltei.
Com tanta coisa na cuca acabei esquecendo: adorei a entrevista que a Sue Johanson (foto) deu para o programa do boca torta, Serginho Groismam. Não gosto dele como pessoa, mas devo admitir que como profissional faz direitinho seu dever.
Sue Johanson é uma senhora que sabe, entende, explica e ensina tudo sobre sexo. Mas não é aquela coisa: ponha a camisinha, seja inteligente, não seja desatento. Não é uma pessoa que ensina como um manual. Ela responde as perguntas de uma forma descontraída e inteligente.
Quando o boca torta disse que no Brasil muitas meninas engravidam novas, mas sabem do risco da gravidez e mesmo sabendo arriscam. Sue respondeu exatamente assim: " 'Isso não vai acontecer comigo', 'Eu não terei esse azar', 'Ele vai tirar na hora' " e frases super-inteligentes que todos a entenderam só com essas simples frases que todos já sabem de cor!
Como disse um jovem da platéia, a 'vovó do sexo' me surpreendeu. Já tinha ouvido falar nela, que agora está com um programa na GNT, mas não esperava que seria assim.

Taí, quando tiver oportunidade estarei no GNT.

Fotoregistrando

Ontem fui oa Clube Guanabára lá em Botafogo, perto do Clube de Regatas do Botafogo. Almocei num lugar lindo, o restaurante 'entrava' na Baía de Guanabára. Aproveitei, já que não desgrudo da câmera fotográfica e fiz umas fotos que estão lá no Flickr. Ainda não deu tempo para organizá-las num 'Set' mas eu VOU organizá-las.

São nessas horas que percebo que preciso de uma câmera mais potente, melhor. Ok, a que eu tenho tá dando pra fazer tudo, mas não é a mesma coisa. A minha tem um zoom muito precário, além de ser 2.1MP. A maioria das pessoas que tem câmera para fotografar gatos e crianças, tem uma com 3.2MP. E eu que quero fotografar coisas, lugares que necessitam de uma com no mínino 3.2MP.
Mas é isso aí, enquanto não tenho money: nada feito! Daqui a pouco chegam aquelas datas comemorativas e talvez pingue umas notinhas na minha poupança! ;-)

Também coloquei essas barras do Flickr com algumas das minhas fotos de ontem.

Encontrei um lindo gatinho tricolor, muito simpático e com um pêlo muito fofo e macio.

Bom, semana de provas. Dou notícias!

P.S.: Suely, hoje na revista d'O Globo saiu uma matéria sobre as pulserinhas famosas. Dá uma olhada e mostra pra filhota.

Fui...

27.5.05

Lua cada dia mais bonita... rss




Essas fotos eu fiz agora, são de hoje. A lua está mais bonita que ontem... ai ai...

26.5.05

No mundo da lua...


Acabei de fazer essa foto aqui de casa. Uma pena o zoom da minha câmera ser fraco, pois daqui dá até pra ver as crateras da lua.

Feriado estudando... humpf!!

Em tempo: Suely e Carla H.G. adorei conhcê-las na Bienal!

24.5.05

Rapinha...

Estou ocupadíssimo, mas foi apenas um cut&past.
Enjoy!


O Jornal Mil e Uma Notas Arte & Cultura - Edição de Maio - já começou a circular nos pontos de distribuição!



Cinemas: Estação Ipanema, Estação Botafogo, Estação Paissandu, Espaço Unibanco, Cine Odeon.
Bibliotecas: Biblioteca Nacional, Biblioteca da Uni-Rio.
Livrarias: Letras e Expressões Ipanema, Sebo Berinjela, Leonardo da Vinci, Livraria do Paço Imperial, Livraria da Travessa, Livraria Mário de Andrade.
Museus: Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Memorial Getúlio Vargas, Museu da República, Paço Imperial.
Universidades: Uni-Rio, ECO/UFRJ, UERJ, Escola de Música UFRJ, Universidade Veiga de Almeida, Cândido Mendes.
Centros e Espaços Culturais: Casa França Brasil, Casa de Cultura Laura Alvim, Espaço Cultural da Marinha, Centro Cultural dos Correios, Centro Cultural Calouste Goulbenkian, Feira cultural e ecológica da Glória.

E já estamos chegando a novos pontos da cidade e arredores!
(Luciana Ribera)

17.5.05

[tô sem tempo pra colocar um título]

Acordar 6h30m; ir ao colégio; voltar do colégio; almoçar; ir ao colégio; voltar do colégio; ir ao inglês ou à academia; voltar do inglês ou da academia; jantar; ler; dormir.

Alguém achou algum horário pra Internet? Se achou, me avise com urgência!

15.5.05

Pay attention!!

Aproveitando que a Suely comenteu um errinho que eu sabia que iria acontecer, dou ênfase a isso:
para comentar tem que clicar no 'Comment(0)' grande que está há alguns espaços do texto. Ao lado dele, tem um parêntese com um número dentro. Esse número indica a quantidade de comentários que tem no post.

O '(0)comments' pequeno logo após do post não é para clicar.

O Sistema de Comentários Haloscan e eu agradecemos! Tenha uma boa semana!
MUITO LEGAL!!

Mudança

Mudei de template, como podem ver.
Esse daí tem que valer a pena!! Eu fiz uma p*** manobra pra continuar com os links e com os 'adicionais', lá de baixo.

Só que eu tô com uma dúvida: dá pra tirar aquela barra chata, ali em cima, do Blogger?
Experts do local, manifestem-se, ok?!

E-mail disponibilizado: virgulaepontofinal@gmail.com

Thank you very much!

P.S.: Ah, pra comentar é só clicar no' COMMENTS' grande, em baixo do texto. O pequenino não serve.

14.5.05

"Meu querido diário..."


Foto: divulgação

Hello pessoas!!
Hoje, como previsto, fui à Bienal. Ida: stress. Volta: stress.
Caracóles, a Barra é realmente um outro mundo. O Rio Centro é longe para diabo! Peguei um trânsito de irritar qualquer um. Uma hora e meia dentro do carro. Uma hora e meia de Laranjeiras até o Rio Centro.

Chegando lá fui logo para o Auditório Carlos Drummond de Andrade, onde a Cora ia participar dum bate-papo com Daniel Pellizzari, Denise Scchtine, Joca Reiners Terron e Roberta Rizzo. Bate-papo interessante e divertido.
Encontro com a Cora 'agradavelíssimo'!

Aproveitando: Cora, valeu pela atenção e pela simpatia! :-)

Depois, demos (eu e minha mãe) uma volta pela Bienal. Apenas no Pavilhão Verde, ficamos uns 40 minutos, mas sem entrar nos stands, só olhando. Agora imagina entrar e folear os livros?! Demoraria uma hora e meia no mínino. E isso foi só o Verde. Ainda tem o Vermelho e o Azul. Como diria -um ser que eu admiro muito- Zuenir Ventura: para ver a Bienal toda, temos que passar um dia inteiro. E é verdade.

Mas olha, que não tem muuuuita paciência, pense duas vezes no horário em que for. Pois em alguns horários, como apartir das 17h, começa a encher. Mas quando nós chegamos, 15h, não estava muito cheio, estava bom. E não se esqueça, você que não tem tanta paciência: todo mundo esbarra em você, pisa no seu pé, passa com o carrinho de bebê no seu pé e nem olham para pedir desculpas.

Mas vale muito a pena!! O ingresso não é caro, R$10,00 inteira e R$5,00 meia. O estacionamento é caro, R$7,00. E fomos mal atendidos no guichê do estacionamento, porém nada de mais. O que vale é a diversão e isso teve e de sobra.

Bom, depois da Bienal, fomos para uma festa de um primo meu, pertinho dali. Quando saímos da festa pegamos outro trânsito horrível. Ficamos com medo e não fomos pela Niemeyer. Mais uma hora e dez de trânsito. Chegamos em casa cansados e com vontade de nunca mais voltar à Barra!! Grrrrrrr!!
Êta lugarzinho difícil, esse, hein?

Estamos sãos e salvos aqui em casa. Ufa, nem acredito que estou na MINHA casa...

13.5.05

Casa de Areia: duas Fernandas



















Estréia hoje, sexta feira 13, em todo território nacional (e espero que daqui a pouco no internecional também!).

Segundo Cora:

Nas montanhas da Lua

Casa de areia


Os Lençóis Maranhenses estão, com certeza, entre os lugares mais bonitos do mundo -- sobretudo vistos do alto, do relativo conforto de um teco-teco, como eu os vi, há tantos anos. Em terra firme, se é que se pode chamar areia de terra, e o que se move continuamente de firme, estão, com igual certeza, entre os mais inóspitos.

É a este cenário improvável que chega, nos idos de 1910, a caravana formada por um aventureiro (Ruy Guerra), sua mulher, a sogra, alguns animais e meia dúzia de empregados. Nos trajes das mulheres, em objetos anacrônicos e num álbum de fotografias há vestígios do mundo urbano e elegante que ficou para trás; mas logo os empregados fogem, o aventureiro morre e as duas mulheres, vítimas da ilusão alheia, acabam sozinhas no deserto, de onde não conseguirão escapar.

As mulheres são, claro, as duas gloriosas Fernandas, cada qual melhor do que a outra na dificílima arte de contracenar com a areia e o silêncio. Áurea (Torres) e a mãe (Montenegro) sobrevivem graças a Massu (Seu Jorge e, mais tarde, Luiz Melodia), descendente de escravos. A vida se reduz ao essencial, enquanto a casa construída pelos membros da antiga caravana vai sendo invadida pela areia.

Às vezes há notícias do mundo, mas elas pouco ou nada significam: através de Luiz (Enrique Diaz e, depois, Stênio Garcia), Áurea toma conhecimento de que a guerra, que ela nem sabia que começara, acabou. O jovem tenente também faz com que ela volte a tomar conhecimento de sentimentos adormecidos, e promete levá-la consigo de volta à civilização. Áurea, no entanto, está irremediavelmente condenada ao deserto.

O tempo passa. Áurea é agora a outra Fernanda, a Montenegro. Como sua mãe antes dela, está conformada com o destino. É como se a areia, que vai tomando a casa, tomasse também o coração das pessoas: 90% de areia nas praias, 80% de areia nas almas... Apenas sua filha Maria (Fernanda Torres e, em criança, Camilla Facundes) conseguirá quebrar o encanto e fugir do areal; sua volta às dunas, anos depois (como Montenegro filha de Montenegro, genial!), é um momento de pura emoção.

Misterioso, contido e lindamente fotografado, "Casa de areia", heróico sob todos os aspectos, seria um grande filme com qualquer bom elenco. Com o jogo fenomenal das Fernandas, porém, ele ganha uma carga dramática de alta intensidade, uma dimensão metafísica única, e transforma-se num filme extraordinário.

(O Globo, Rio Show, 13.5.2005)

12.5.05

Sanduíche-íche é adequado-ado

O melhor vídeo que anda pela WEB está aqui! É uma das coisas mais engraçadas que eu já vi por aí... :-D
Pescado daqui.

Pós-postado: Blog de e-mail novo, viram?
XII Bienal do Livro


Hoje começa a XII Bienal Internacional do Livro, aqui no Rio de Janeiro. Vai de hoje (12/05) até dia 22/05. Como o próprio nome já diz, a feira acontece em dois e dois anos no Rio Centro, um local enorme onde acontecem várias feiras, exposições, etc.

A Bienal é a maior feira de literatura do país. Nessa 12ª edição a França será o país homenageado e terá 16 autores, entre 24 convidados estrangeiros. 230 autores brasileiros vão participar da programação, que terá mais de cem eventos.

Com toda certeza: vale a pena conferir!

Informações Gerais, do preço de entreda até preço dos alimentos, passando por estacionamento.
Aqui dá para comprar ingresos pela Internet.
Programação com data/hora, local, evento e tipo.

Telefone: (021) 2527-8088

11.5.05


GSM X CDMA

FALAR X BRINCAR



Um bate-papo supimpa lá na Cora, sobre celulares. Cada um conta sua história com aparelhos e operadoras. Vale a pena...

9.5.05

Sem Interneta no final de semana, não pude responder e-mails, entrar em blogs, postar por aqui etc. PC do meu pai está com o famoso 'Cavalo de Tróia'. Que víruzinho chato, esse, hein?! Agora que o Norton dele, venceu, tá uma maravilha a máquina!

***

Final de semana maluco! Prentendíamos fazer algumas coisas e fizemos outras totalmente diferentes! Íamos naquele Rio Boat Show, na Marina da Glória (exposição de barcos, lanchas, veleiros etc) no sábado. Não fomos. Falando em Rio Boat Show, eu soube que o estacionamento de lá é R$12,00!!! Quase o preço da entrada, que é R$15,00.

Comemorei com minha mãe no sábado, pois no domingo teve uma feijoada na casa da minha avó paterna. Sem problemas, nossa família não liga muito pra isso...

Acabou, que andei de bicicleta na Lagoa, a beça e fotografei a beça também. Só que sem Interneta não dá pra postar no Flog, então as fotinhas aguardam no PC do meu pai.

Fui no Fashion Mall no domingo comprar aquela pulseirinha da Nike e lá no shopping, encontrei meu tio que já tinha comprado a própria para nós e queria se encontrar conosco para nos dar. Ele comprou aquela verde, SOS TSUNAMI. Muito simpática e bacana. Nos EUA, ela está U$1,00 (R$3,00) e lá no shopping estava esse preço. Porém, meu irmão queria a amarela, a mais famosa e é a que todo mundo tem. Acho besteira, melhor uma pulseira que ninguém tenha do que uma que todos tem, mas ok, vamos lá... Procuramos numa loja. Achamos. Adivinhem o precinho... R$30,00!!!! Lá nos EUA está U$1,00 (R$3,00). Como essa pulseira é a mais vendida e famosa o mercado mete a mão! Cê vê, as duas pulseiras são do mesmo material, do mesmo fabricante, do mesmo lugar. Só que uma está na moda e outra não, por isso 'eles' põem o preço 10 vezes a mais que o outro. Um absurdo!

***

Bom, amanhã não tenho aula -conselho de classe- então terei folga geral! :-)
Boa semana para todos!

5.5.05

Vivendo e aprendendo

Hello pessoas!
Dias frios por aqui no Rio. Ainda bem que esquentou hoje. Tava frio por demais!

Bom, dia das mães chegando, quero desejar, se eu não falar com alguém, um ótimo dia das mães. Apesar de eu achar esse dia uma apelação do comércio.... Tudo para faturar!!!
Aproveitem o dia com suas mães e avós!! ;-)

***

Passeando e conhecendo pela Internet, achei isso: Gatos do Campo de Santana. De extrema importância e compentência da Drª Andréa Lambert, com quem já estive e pude conhecer.
Novidades virão... i='.'=

2.5.05



Alguém vê um idivíduo de blusa verde e bermuda branca aqui em baixo perto da moto? Então esse é a criatura. Sendo preso por três PMs. Fora os que estavam na frente e atrás, dando cobertura.

Num prometi as fotinhas?! ;-)

Rua das Laranjeiras parada! Por que será?

Assalto em Laranjeiras
Como assim?!


Que frio é esse aqui no Rio? Tomara que esquente um poquinho só...
Definitivamente: esse tempo não combina com o Rio!

***

Estou morto. Na sexta fui dormir 1 hora da manhã. No sábado fui dormir as 6h30m da manhã de domingo. E ontem fui dormir, na hora certa. Para acordar, hoje, as 6h20m foi fooogo!
Bem que a Cora falou: tô parecendo morcego.